diálogos

lugares
  • Casa da Imagem
  • Escola de Miragaia
  • Associação de Desenvolvimento Local Terras do Lagarto

A Residência Diálogos iniciou em fevereiro 2023 e estendeu-se até final de abril de 2023. Nesta residência experimentou-se o ecolab portátil a partir de práticas autorais e colaboratrivas de criação artística com as artistas Rita Leite e Yasmine Moradalizadeh. Pretendeu-se, deste modo, promover processos que aproximam e estabelecem diálogos entre a arte e o ambiente.

Como o nome indica, esta Residência estabelece diálogos com quem queira ser parceiro desta aventura. Para tal, concretiza atividades artísticas de mediação com público escolar e com público geral. Nestas atividades, serão promovidas aprendizagens a partir de perspectivas diferenciadas, sensíveis ao toque e à experimentação, inclusivas de públicos diversos e adaptadas a diversos espaços arquitectónicos e equipamentos. As atividades promovem a criatividade, o pensamento crítico e as relações dos participantes com propostas artísticas.

A primeira residência decorreu nas instalações da Casa da Imagem, onde se procurou explorar as técnicas de revelação fotográfica alternativas e mais ecológicas. A acessibilidade social está garantida pela gratuitidade em todas as atividades expositivas e de mediação.

O segundo lugar da Residência Diálogos foi na Escola de Miragaia, onde se procurou demonstrar as técnicas de revelação fotográfica alternativas, o ecolab portátil e tentar estabelecer uma relação de proximidade entre a comunidade educativa e as técnicas fotográficas mais sustentáteis.

O terceiro lugar da Residência Diálogos foi na Associação de Desenvolvimento Local Terras do Lagarto.